quarta-feira, 27 de julho de 2011

SALA DE TV & HOME THEATER













Olá pessoal, quero agradecer a todos vocês que carinhosamente tem me enviado email agradecendo as dicas de decoração que tenho passando aos internaltas.
Hoje vou falar de como planejar a sala de TV e Home, espero que gostem! fiz essa matéria para a Revista Imediata dia dos Pais.






















Não importa o tamanho da casa ou do apartamento.
Todo mundo quer ter uma sala de TV bonita e confortável.


Ter uma sala de cinema em casa já não é mais artigo de luxo. Com diversas opções de televisores, DVD’s e blu-ray’s, ficou mais fácil montar um sistema de imagem e som que combinem com o ambiente.
Mas não é só comprar os equipamentos e colocar na sala! Primeiro, você deve saber a medida do cômodo para evitar que os telespectadores fiquem muito próximos da TV e para as caixas de som não sejam colocadas nos lugares errados, o que prejudica e muito o som. Espelhos, piso frio e vidros também atrapalham a acústica do ambiente e devem ser evitados. Já os móveis de madeira, tapetes e cortinas de tecido, têm o poder de manter o áudio equilibrado.
Podemos dizer que existe um home theater para cada tipo de ambiente. Porém, a aparelhagem deve estar de acordo com o espaço disponível. Muitas vezes o espaço precisa de algumas mudanças para obter o máximo do home theater. Uma sala grande exige caixas acústicas maiores e uma televisão com mais polegadas.
Os móveis
O sofá deve ficar de frente para a televisão, que pode estar em um painel na parede ou no rack e numa distância que permita visualizar toda a tela. Esse espaço também influência no tamanho ideal de tela. Para saber, basta multiplicar a distância entre o sofá e a TV por 12. Por exemplo, se o espaço entre eles for de três metros, sua televisão deve ter, no máximo, 36 polegadas. Se for mais de cinco metros, aposte no telão. Você ainda vai economizar, já que eles são mais baratos que os televisores acima de 50 polegadas. Já a altura da televisão, em relação ao piso, não deve ultrapassar um metro e trinta centímetros.
O sistema de som deve possui seis caixas, cada uma responsável por um tipo de efeito. Em cada lado da televisão, a uma distância de um metro e devem ser colocadas as caixas compridas, que emitem o som ambiente do vídeo. Logo abaixo do televisor, deve ficar a caixa frontal, de onde saem às vozes. No fundo do ambiente, de preferência acoplados no teto, devem ser colocados os soundrounds, que reproduzem efeitos como palmas e explosões. Já o subwoofer é responsável por emitir sons graves, que fazem a caixa vibrar, por isso o ideal e que ele fique no chão.
A escolha da TV
Aparelhos de TV com tela de plasma não combinam com claridade, enquanto os de LCD são melhores para espaços mais abertos. No caso de telões, a luz atrapalha a visibilidade. O melhor a fazer é colocar uma cortina black-out na sala para diminuir a claridade.
Quanto ao tocador de mídia, você tem duas opções: DVD e blu-ray. Caso opte por um sistema simples de home theater, um DVD será muito útil. Já o blu-ray, por trabalhar com imagem em alta resolução, é ótimo para TVs de plasma e LCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário